
Que comer é muito bom, isso nós já sabemos não é mesmo? Mas além de ser um dos melhores prazeres da vida também faz muito bem ao nosso corpo.
Porém tanto o seu excesso como a sua escassez pode trazer grandes consequências e gerar um desequilibrio
O desequilíbrio alimentar se apresenta de forma sutil e sorrateira. Porque muitas vezes começa com uma meta de perca de peso ou uma forma de descontar a ansiedade. Mas o importante é ficar atento aos sinais da má alimentação.
Quais os perigos da Desnutrição
Sempre que falamos de desnutrição, logo pensamos em pessoas mais pobres e que não tem condições financeiras para comprar alimento e se manter com as calorias necessárias diárias, mas não se engane! A desnutrição forçada ocorre em todos os níveis da sociedade.
E a deficiência de nutrientes pode fazer com que o corpo diminua sua resistência, e assim afeta a formação de anticorpos, além da diminuição de energia para as células.
Desequilíbrio e compulsão alimentar

Em contra partida temos a obesidade. Sua principal causa é a alimentação inadequada ou exorbitante, que é basicamente significa excesso de peso que é caracterizado pela massa de tecido adiposo superior a 20% do peso total de um indivíduo.
O que na maioria das vezes está relacionado à má alimentação e ao acumulo de gordura fixada nas paredes dos vasos sanguíneos, o que interfere no metabolismo de uma forma geral e pode levar a derrames e enfartos.
Como manter um equilíbrio alimentar
Primeiramente se você sentir que possui algum transtorno alimentar é de extrema importância que procure um médico e profissional para orientações e cuidados.
Para manter um peso corporal ideal é preciso haver um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia que é queimada ao longo do dia.
Atualmente a um aumento do consumo de alimentos industrializados e processados e que na sua maioria possuem grande teor de sódio, gorduras e conservantes. Mas não é necessário que retire totalmente esses itens do seu cardápio e sim que minimize seu consumo. E aumente a ingestão de frutas, legumes, verduras, cereais, proteínas entre outras opções naturais.
E para finalizar não podemos deixar de lado a prática de exercícios físicos regulares que são importantíssimos. Porque ter o hábito regular de praticar exercícios físicos proporciona baixos indicieis de estresse e ansiedade, além de aumentar a autoestima e energia