
A alimentação saudável vai muito além de só comer frutas; requer dedicação, conhecimento e foco. E quando o assunto é alimentação na gravidez as coisas se intensificam. Os cuidados precisam começar muito antes de o feto ser gerado!
Mas calma, se você descobriu que está grávida e só agora se atentou a sua alimentação, aqui vai algumas dicas.
No inicio da gravidez as mulheres enfrentam muitas mudanças no corpo, tanto físico como emocional. E é claro que as mudanças não param apenas por aí, elas se estendem até o final da gestação. Então conhecer os benefícios dos alimentos pode te ajudar.
Os 1º Passos
Sem dúvida os primeiros passos são procurar um médico e especialistas que irão te direcionar de acordo com suas características e peculiaridades. Afinal cada gravidez é única!
Mas já nas primeiras semanas de modo geral é onde a mamãe começa e sentir muito enjôos e vômitos que são os sintomas mais comuns para se desconfiar de uma gravidez, fora o atraso menstrual não é mesmo?
Alimentos recomendados para o inicio da gestação

E assim que descobre que está esperando uma vida os cuidados já começam! E um deles é a alimentação.
Então confira alguns alimentos importantes e seus benefícios
- Rúcula, Couve, Espinafre, Feijão, Lentilha, Carnes:
Esses alimentos são ricos em vitamina B9 mais conhecido como ácido fólico que é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico, formação de células e do sistema neural - Cenoura, Abobora, Pimentão amarelo, Manga, Mamão
Em geral os alimentos amarelos e alaranjados são ricos em vitamina A que ajuda na formação dos tecidos e visão do bebê
Outras alimentos também são muito importantes, são eles: Banana, ovos, laranja, Iogurte, leite, queijos, arroz, castanhas.
O que evitar na gravidez
Acima de tudo é importante se atentar para a higienização e preparação dos alimentos, então na hora de comer fora de casa fique de olho, prefira alimentos cozidos.
Para evitar complicações evite a cafeína e bebidas alcoólicas
Adoçantes, alimentos mal cozidos, ovos e carnes cru também devem ficar de fora do cardápio.
Ressaltando que todo alimento deve ser ingerido ou retirado da dieta, seguindo a orientação de um profissional especializado